Notícias

Política de conteúdo local também pode favorecer o mercado de reparos navais

Construção NavalUm dos temas mais discutidos por especialistas e players da indústria naval nacional tem sido a política de conteúdo local (CL), que tem como objetivo principal incentivar o desenvolvimento cada vez maior do setor no país. No entanto, de acordo com Luiz Eduardo de Almeida, superintendente de um dos principais estaleiros de reparos navais do Brasil, o Renave, este é um mecanismo que, a princípio, beneficia em grande parte a cadeia de construção e nem tanto o mercado de reparos. Mas, segundo ele, se for algo bem planejado, pode favorecer o segmento também.

“Estabelecer uma política de conteúdo local para o mercado de reparos é mais complexo do que para o setor de construção. Na construção você tem um planejamento, uma lista de equipamentos e materiais, entre outras coisas, que te permitem saber o que vai fazer do início ao fim. No segmento de reparos, tendo em vista o dinamismo dessa atividade, não temos como saber exatamente tudo o que vamos precisar. Por isso, firmar uma CL específica requer tempo e planejamento. Mas a ideia é ótima” ressalta.

Almeida, porém, enaltece que, enquanto isso não é feito, há outras alternativas que podem ser adotadas mais rapidamente, garantindo resultados imediatos e proporcionando a retomada de fôlego inicial que o segmento precisa. Trata-se dos casos envolvendo o reparo de embarcações construídas no país, financiadas pelo Fundo da Marinha Mercante (FMM) ou adquiridas com dinheiro proveniente da entidade, mas que muitas vezes são levadas para serem restauradas no exterior. “Esses navios deveriam ser proibidos de fazerem reparações no exterior. Se o Brasil pagou a construção ou a aquisição dessas embarcações, nada mais justo que os recursos utilizados para os reparos sejam revertidos para o próprio país”, finaliza.

Fonte: Conteúdo Empresarial

Search

Mais Lido

ubm white new

   Conectando pessoas e o mercado global

 

UBM: uma das maiores empresas do mundo em mídia de negócios

Nos mais de 30 países onde realiza seus eventos, a UBM constrói relacionamentos duradouros com especialistas e players do mercado e gera oportunidades que alavancam e fomentam o desenvolvimento da indústria local em âmbito global. Ler Mais

 

Filiada à     

 ubrafe branco

Newsletter

entrada invalida
entrada invalida
entrada invalida
entrada invalida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida