Notícias

Novo simulador de ondas

shutterstock 134215724

O novo simulador de ondas, que será utilizado para estudos no Porto de Santos, foi inaugurado ontem, terça-feira (18), no Laboratório de Hidráulica da Escola Politécnica, da Universidade de São Paulo (USP), na Cidade Universitária, na Capital.

O equipamento foi construído a partir de uma parceria entre a Escola Politécnica e a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp, a Autoridade Portuária). Sua implantação integra o projeto desenvolvido entre a universidade e a estatal para estudar o canal de navegação do Porto, qual o tamanho máximo dos navios que podem trafegar em seu leito (considerando as dimensões da via), os impactos nas operações do complexo diante de eventuais restrições de dragagem e, ainda, o crescente processo de erosão nas praias de Santos.

Ocupando cerca de 800 metros quadrados, o simulador reproduz o canal de navegação, especialmente o trecho da barra (onde os navios fundeiam, aguardando uma vaga para atracar no complexo marítimo) e a orla de Santos, em uma escala de 1:120 – ou seja, cada 120 metros do canal é reproduzido em um metro no modelo.

Ele conta com uma ponte rolante para movimentação de equipamentos e aparelhos para simular as condições hidrodinâmicas da região. Há um gerador de ondas e um sistemas de bombas que simulam a cheia e a vazante da maré, além de sensores.

Fonte: Portos e Navios

 

Search

Mais Lido

ubm white new

   Conectando pessoas e o mercado global

 

UBM: uma das maiores empresas do mundo em mídia de negócios

Nos mais de 30 países onde realiza seus eventos, a UBM constrói relacionamentos duradouros com especialistas e players do mercado e gera oportunidades que alavancam e fomentam o desenvolvimento da indústria local em âmbito global. Ler Mais

 

Filiada à     

 ubrafe branco

Newsletter

entrada invalida
entrada invalida
entrada invalida
entrada invalida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida