Notícias

Esperança em investimentos

shutterstock 246957844

Investimentos no setor portuário brasileiro da ordem de R$ 20 bilhões poderão ser realizados nos próximos cinco anos, dependendo apenas da vontade do governo de cumprir a promessa do presidente Michel Temer (PMDB) de implementar uma política econômica focada em menos estado e mais livre iniciativa. Para tornar esta retomada dos investimentos uma realidade efetiva, a União terá que revogar disposições normativas que hoje provocam insegurança jurídica no setor, o que poderá ser viabilizado através de simples decretos e portarias.

Um exemplo é a regra que impede os terminais portuários donos dos respectivos terrenos de expandir suas instalações industriais para o recebimento de matérias-primas e a expedição de produtos acabados, o que se constitui num flagrante desrespeito ao direito de propriedade. Outro problema é o que afeta os terminais localizados dentro dos portos públicos, submetidos a uma verdadeira via crucis para antecipar as prorrogações de contratos de arrendamento e a ampliação do cais. No primeiro caso, a medida é necessária para gerar segurança jurídica aos investidores que precisam proceder mudanças tecnológicas nos processos de carga e descarga. E, no segundo, a ampliação do cais é indispensável para permitir a atracação de grandes navios.

Estas e outras propostas de curto prazo já estão de posse das autoridades e deverão ser consolidadas por um grupo de trabalho integrado por representantes governamentais e das entidades do setor portuário para sua imediata aplicação.

Fonte: ABTP

Search

Mais Lido

ubm white new

   Conectando pessoas e o mercado global

 

UBM: uma das maiores empresas do mundo em mídia de negócios

Nos mais de 30 países onde realiza seus eventos, a UBM constrói relacionamentos duradouros com especialistas e players do mercado e gera oportunidades que alavancam e fomentam o desenvolvimento da indústria local em âmbito global. Ler Mais

 

Filiada à     

 ubrafe branco

Newsletter

entrada invalida
entrada invalida
entrada invalida
entrada invalida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida